terça-feira, 18 de outubro de 2011

Qual é o melhor vade mecum?

Vade mecum é um compêndio de legislação.
Para estudantes e para utilização no trabalho, o melhor vade mecum é o Compacto da Saraiva, já que contém as principais leis e os códigos, é fácil de manusear e agradável para ler.
Para provas de concurso público ou OAB, o mais indicado é o Acadêmico de Direito da Rideel, já que é mais completo. Seu uso cotidiano não é recomendado por ser pesado – o que dificulta o transporte – e por ter a fonte bastante pequena, que torna a leitura cansativa.
A maioria das editoras publica 2 edições destas coletâneas por ano. Como nossos diplomas legislativos são constantemente atualizados, qualquer vade mecum somente estará 100% atualizado logo que for lançado.
Então, para que o estudante/jurista esteja 'em dia', é válido fazer anotações em seu exemplar ou mesmo imprimir e colar as alterações no volume quando essas tiverem um texto mais extenso.
As editoras normalmente também disponibilizam as atualizações nos sites, o que possibilita que as pessoas mais organizadas e disciplinadas possam imprimir novas páginas atualizadas e agregá-las ao volume adquirido.

Compare o tamanho:


Veja a diferença na comparação das páginas:

O vade mecum da Saraiva (acima) tem fonte maior, e até é possível fazer anotações nas margens


A coletânea da Rideel tem muito mais referências (o que pode dar 'aquela luz' na prova), mas a fonte é muito pequena e praticamente não há margens.

Estas publicações costumam vir acompanhadas de CD-ROM com legislação complementar. Nunca usei esses CDs (normalmente, quando uso o computador, não uso o vade mecum, já que pesquiso a legislação no site da Presidência da República).
Mesmo com a possibilidade de acessar a legislação atualizada na internet, ter um vade mecum ainda vale a pena, já que a consulta é mais rápida e fácil, principalmente depois que nos habituamos a utilizá-lo. As anotações pessoais e destaques de artigos ou palavras também são um importante instrumento de memorização.
Sem falar que inviabiliza as 'distrações inevitáveis' da internet.

Qual é a base para estas conclusões? Já utilizei obras de várias editoras, sendo que os que possuo atualmente (descartei os com mais de 2 anos) são esses abaixo.  



Atualização (06/2013)

Em 2013, a Editora Rideel lançou o "Mecum Acadêmico de Direito Rideel - Edição Especial". Ele tem o mesmo conteúdo abrangente da publicação convencional, a diferença é que não tem capa dura. Para alguns, isso pode comprometer a durabilidade do volume, principalmente se ele é trasportado com frequência.
A Edição Especial estava sendo vendida à R$ 69,90, e, para quem acaba trocando de compêndio a cada semestre, parece valer à pena.
Uma sugestão à Editora é excluir o CD-ROM e melhorar ainda mais o preço! 

5 comentários:

  1. O Rideel é compacto também?
    Há diferença entre comparar o Saraiva compacto e o Rideel não compacto no caso?...
    Pois há o Saraiva completo também! ;)
    Bom sou caloura, apenas notei isso o que talvez poderia diferenciar em algo (ou não!?) hahaha
    Dicas, dicas, dicas... AIHSUISHI ótimo post ^^

    Gabi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabi.
      A ideia foi fazer uma comparação, sendo que me vali da minha experiência. Na época da faculdade, usei também os mini-códigos - esses eu só recomendo para concurso. São ruins de carregar pelo formato e sempre falta alguma coisa...
      Na minha opinião, o mais importante é saber para que você vai utilizar a obra: no dia-a-dia, o tamanho da fonte maior e o peso menor são os itens que devem ser considerados. Comprar um vade mecum com letras minúsculas para estudar só vai fazer com que você se desestimule e torne o estudo cansativo. Carregar 'uma tonelada' pra lá e pra cá também faz você acabar concluindo que ele não é tão importante assim para as aulas...
      Para provas, quanto mais informação melhor, mesmo que a resposta que você procura esteja numa notinha escrita com fonte 8.
      Resumindo: para aulas e estudo - letra grande e pouco peso
      para provas - quanto mais informações e notas remissivas, melhor.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  2. Prefiro rideel pelo fato de ser mais completo... e não recomendo compacto nem rideel nem saraiva nem qualquer outra editora para os calouros... O melhor é adaptar-se uma só editora, pois ficar trocando as vezes atrapalha. Meu primeiro vade mecum foi da rideel eu preferi dar continuidade usando ele... o saraiva é oootimo também meu esposo só usa ele e esse semestre decidiu trocar pelo da rideel e não gostou, ou seja adaptou-se ao da saraiva. bom dia juristas!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Anônimo (19/11/2012 08:55), me esclareceu uma dúvida. Também comecei com o Rideel e sempre achei essencial as referências de artigos e súmulas logo abaixo dos artigos de cada Código ou lei, pois nos ajuda a contextualizar a legislação. Por isso, vou adquirir outro Rideel.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...